quarta-feira, 8 de julho de 2009

Quem foi Dom Pedro I

Quem foi Dom Pedro IDom Pedro I do Brasil e IV de Portugal foi o primeiro imperador do Brasil, e também foi ele quem proclamou a independência do nosso país em 1822. Como imperador do Brasil, ele usou a coroa entre 12 de Outubro de 1822 até 7 de Abril de 1831, mas abdicou a favor de seu filho Dom Pedro II, que passou a ser o 2º imperador do Brasil, depois de abdicar ele seguiu para Portugal, e lá foi o 28º Imperador, chamado de Dom Pedro IV, em Portugal ele imperador por um período muito curto, apenas 7 dias, entre os dias 26 de Abril e 2 de Maio de 1826.Abdicou do trono de Portugal em favor de sua filha D. Maria da Glória.

O nome de batismo de Dom Pedro Priemiro é Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, já que naquela época ter nomes grandes era sinal de nobreza.

Em 1816 a família Real Portuguesa, fugindo de Napoleão desembarca no Brasil e torna nosso país o centro de seu governo, depois de 13 anos, o rei D. João volta para Portugal e deixa D. Pedro com Príncipe Regente do Brasil, e depois de um tempo, o Rei decide tranformar o Brasil novamente em colônia, e destitui o príncipe de sua condição de regente de um reino. Logo centenas de assinaturas chegam a D. Pedro conhecida também como a Petição do Fico, de onde surge a célebre frase: “ Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico!”, dita por Dom Pedro aos 9 de janeiro de 1822, que declarou também que nenhuma ordem da corte portuguesa seria cumprida no Brasil.

Em Abril, a popularidade do príncipe se comprovou ainda mais em viagens feitas pelo nosso país, logo então ele recebeu uma carta de Portugal dizendo que o não cumprimento da ordem de regresso ao país daria inicio a uma ação militar contra o Brasil, foi então que o príncipe, as margens do Ipiranga, bradou aos 7 de Setembro “ Independência ou Morte!” , e naturalmente com o apoio do povo, em 12 de Outubro foi proclamado o imperador e defensor perpétuo do Brasil. No dia 1º de Dezembro foi sagrado e coroado. Mas apenas em 1925 Portugal reconheceu a Indecência do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário